sexta-feira, 6 de abril de 2012

De cada quatro brasileiros três nunca frequentaram uma biblioteca

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divul­gada dia 28 de março, aponta que 75% dos brasileiros nunca fre­quen­taram bib­lioteca. Ou seja, de cada qua­tro pes­soas três jamais usufruíram desse espaço tão impor­tante para o desen­volvi­mento. O lev­an­ta­mento mostrou que o número de pes­soas que não bus­cam as bib­liote­cas é o mesmo de 2007.

No entanto, o uso fre­quente desse espaço caiu de 10% para 7% entre 2007 e 2011. A pesquisa rev­elou que a baixa procura pelas bib­liote­cas não está lig­ada ao descon­hec­i­mento. A maio­ria dos entre­vis­ta­dos (71%) sabe da existên­cia de um desses equipa­men­tos em sua cidade e diz que o acesso é fácil. Os estu­dantes estão entre os prin­ci­pais fre­quen­ta­dores desses espaços.

Outro dado impor­tante é a par­tic­i­pação da classe C que atual­mente rep­re­senta 50% dos fre­quen­ta­dores das bib­liote­cas. O estudo rev­elou tam­bém que a média de livros lidos nos últi­mos três meses por quem vai às bib­liote­cas é de 3,84 livros.

A região onde as pes­soas mais uti­lizam esses equipa­men­tos é a Sud­este (43%). A região Nordeste tem 24% de fre­quen­ta­dores assí­duos, Norte e Centro-Oeste, 18% cada, e a região Sul, 14%.

Além de não ir à bib­lioteca, a maio­ria dos brasileiros (33%) disse que não tem nada que o motive a fre­quen­tar o espaço de leitura e estudo (33%). Para 20% dos entre­vis­ta­dos, no entanto, a existên­cia de livros novos é con­sid­er­ada um atra­tivo, 17% declararam que fre­quen­tariam mais as bib­liote­cas se elas ficas­sem perto de onde eles moram e 13% se elas tivessem livros mais interessantes.

Fonte: Agência Grita São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário